Notícias
SC - Sescon participa de reunião para políticas públicas na Grande Florianópolis
O encontro reuniu dezenas de lideranças políticas, empresariais e de entidades parceiras da região metropolitana. Presentes na mesa diretiva o Prefeito de Palhoça, Nirdo Artur Luz (Pitanta), o Secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florian
A primeira reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento da Grande Florianópolis de 2013 foi realizada nesta quinta-feira (7), no Show Room da Cidade Universitária Pedra Branca, no município de Palhoça. Na oportunidade o Sescon Grande Florianópolis esteve representado pelo Diretor de Assuntos Legais e Tecnologia Adjunto, Luis Antônio Pinto Alaniz.
O encontro reuniu dezenas de lideranças políticas, empresariais e de entidades parceiras da região metropolitana. Presentes na mesa diretiva o Prefeito de Palhoça, Nirdo Artur Luz (Pitanta), o Secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinig e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Palhoça, Fábio Coelho.
A intenção foi reunir o maior número de lideranças para manter alguns compromissos. A mobilidade urbana é uma das grandes necessidades da região, inclusive há algumas iniciativas à respeito desse tema. “A ideia é centralizar todas as ações para que todos os municípios estejam alinhados num objetivo comum: resolver o problema do fluxo de veículos e padronização das vias para deficientes físicos”, comentou Renato Hinig. O Secretário também citou a necessidade de criar um debate sobre outro projeto importante, o Túnel Metropolitano que ligará de forma direta os principais centros de volume populacional. “Temos que avançar nesse assunto, para buscar soluções que elevem nossa região a um patamar acima das necessidades”, concluiu.
Para tanto, estas iniciativas devem ter o apoio e a união de governos municipais, estaduais e federais. O empenho dos prefeitos, por exemplo, nos consórcios intermunicipais é de suma importância, pois ainda não foram implantados. “Essa figura jurídica precisa ser tocada pra frente. Vamos estimular a aprovação nas Câmaras Municipais. O BRDE tem recursos, mas a verba é liberada apenas através dos consórcios”, frisou Hining.
Outro assunto de relevância na região metropolitana são os resíduos sólidos. Nenhum município abrangido pela Secretaria tem uma política pública a respeito. Todos os assuntos devem ter prosseguimento nas próximas reuniões. A próxima está marcada para o mês de abril, com os levantamentos das ações iniciais.
Links Úteis
Indicadores de inflação
03/2025 | 04/2025 | 05/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,50% | 0,30% | -0,85% |
IGP-M | -0,34% | 0,24% | -0,49% |
INCC-DI | 0,39% | 0,52% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,51% | 0,48% | |
IPC (FIPE) | 0,62% | 0,45% | 0,27% |
IPC (FGV) | 0,44% | 0,52% | 0,34% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,43% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,64% | 0,43% | 0,36% |
IVAR (FGV) | -0,31% | 0,79% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5544 | 5.5644 |
Euro/Real Brasileiro | 6.33312 | 6.34921 |
Atualizado em: 08/06/2025 18:00 |